top of page
IMG_0808.JPG

HISTÓRIA DA COLÔNIA JAPONESA E A FUNDAÇÃO DO KAI KAN EM PIEDADE

Tem inicio nos anos de 1930. E o desenvolvimento econômico da região se deu com a chegada destes colonizadores, e a maioria foram para bairros e trabalhar na agriculturas diversificadas. Com aumento de famílias vinda para município, cerca de 200 a 250 famílias descendestes de japoneses, foi fundada em 7 de setembro de 1947, uma Associação Nipônica (KaiKan) e sua atividades, constituída sem fins econômicos, com sede na cidade de Piedade, Estado de São Paulo, no km 101 da Rodovia SP-250, no Bairro da Liberdade.

 

Em 1949, ocorreu a aquisição do terreno para construção do Kai Kan e no ano seguinte foram iniciadas a construção da sede, para reuniões e um calendário de atividades para famílias residentes. Em 15 de novembro de 1949 já existia tudo que foi planejado, fazendo uma grande inaugura- ção de todos campos e sede grande com palco, criando a maior central da colônia japonesa em nossa região, sendo conhecida pelo nome de Kaikam. Esta Associação Nipo Brasileira.

Em agosto de 1949 , foi realizada o 1o Campeonato de Baseball e Undokai (Ginkana Polies- portiva) são as primeiras atividades desenvolvidas pela Associação Japonesa. Junto também a realização do Keirokai ( homenagem aos idosos), em 1949.

Em fevereiro de 1954 foi inaugurada a 1a escola Japonesa no Kai Kan de Piedade, e em 1995 recebe a primeira professora através do intercambio entre Brasil e Japão pela JICA (Japan Internacional Coorperation Agency).

Em1972, realizou-se o 1o Bom Odori de Piedade, Festival de Danças Folclóricas Japonesa.

Outras atividades foram se realizando ao longo da sua existência, desde que a colônia japonesa chegou ao município, sempre contribuindo com seu desenvolvimento e participando diretamente em todas atividades.

Em 1986 a cidade de Piedade ganha uma cidade irmã do Japão, Otsu, da província de Guifu e a escola primaria Soyama Shoogakko é parceira da escola da colônia japonesa de Piedade e fazendo a sua história.

Topo da montanha
bottom of page